5º Colóquio de Avaliação do Sistema de Pós-Graduação na UFG

Atualizada em 05/12/23 09:39

Sobre

O 5º Colóquio de Avaliação do Sistema de Pós-Graduação na UFG é realizado anualmente pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação com o objetivo de discutir caminhos para fortalecer e projetar a pós na Universidade. As atividades são direcionadas para docentes, secretários, coordenadores e vice-coordenadores de programas de mestrado, doutorado, residências profissionais e cursos de especialização, além de diretores de unidades acadêmicas.

O evento conta com uma ampla programação composta por palestras e mesas redondas com especialistas em gestão das modalidades stricto e lato sensu, bem como personalidades de renome no âmbito científico e acadêmico. Para a quinta edição, temos a participação do Diretor de Avaliação da Capes, Prof. Paulo Jorge Parreira dos Santos.

Informações Gerais

5º Colóquio de Avaliação do Sistema de Pós-Graduação da UFG
Dias: 04 e 05 de dezembro de 2023.
Local: Auditório da Biblioteca Central, Campus Samambaia.

Temas principais:

  • Confluências do Seminário de Meio Termo para o novo Plano Nacional de Pós-Graduação.

  • Desafios para a oferta de cursos Lato Sensu e aprimoramento da qualidade na educação continuada

Para recebimento de certificado, a inscrição deve ser realizada até o dia 04 de dezembro de 2023, pelo link: https://forms.gle/M3x2eEsaW1e2EhC4A.

 

Programação

Dia: 04/12/2023 

Tema: Confluências do Seminário de Meio Termo para o novo Plano Nacional de Pós-Graduação.

Horário Palestra Palestrantes

8h30

Coffee break

 

 

 

 

9h

 

 

 

Cerimônia de Abertura

 

Reitora Profa. Angelita Pereira de Lima (UFG)

Prof. Felipe Terra Martins (UFG)

Prof. Wilson José Flores Júnior (UFG)

Dra. Larissa Matuda Macedo (UFG)

Prof. Cleidinaldo de Jesus Barbosa (UFG)

9h30

 

Avaliação Institucional para o planejamento e aprimoramento da pós-graduação lato sensu e stricto sensu

Prof. Paulo Henrique Cirino Araújo (UFG)

Profa. Liana Jayme Borges (UFG)

Mediação:

Prof. Felipe Terra Martins (UFG) 

11h

Resultados e desdobramentos do Seminário de Meio Termo

 

Profa. Célia Maria de Almeida Soares (Coordenadora da Área de Ciências Biológicas I)

Profa. Manoela dos Anjos Afonso Rodrigues (Coordenadora Adjunta da Área de Artes)

Mediação: Prof. Wilson José Flores Júnior (UFG)

 

14h

 

Palestra Magna: Discussões e perspectivas do Seminário do Meio Termo para o Novo Plano Nacional de Pós-Graduação.

 

Diretor de Avaliação da Capes

Prof. Paulo Jorge Parreira dos Santos

(UFPE)

Mediação: Prof. Felipe Terra Martins

15h30

Coffee break

 

16h

Planejamento estratégico de PPGs da UFG

 

Profa. Sybelle Barreira (Coordenadora do PPGAgro)

Profa. Nara Aline Costa (Coordenadora do PPGNut)

Profa. Daniela de Melo e Silva (Coordenadora do CIAMB)

Mediação: Prof. Wilson José Flores Júnior (UFG)

 

 

Dia: 05/12/2023

Tema: Desafios para a oferta de cursos Lato Sensu e aprimoramento da qualidade na educação continuada

Horário Palestra Palestrantes

8h30

Coffee break

 

 

9h

Utilização de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) e TICs para a oferta de cursos

 

Prof. Wagner Bandeira (UFG)

Profa. Renata Dutra Braga (UFG)

Mediação: Prof. Felipe Terra Martins (UFG) 

 

 

11h

 

Residências em saúde: trabalho na perspectiva da multidisciplinaridade

Prof. Sebastião Benício da Costa Neto (UFG)

Mediação: Dra. Larissa Matuda Macedo (UFG)

14h

Destaques e balanço do Seminário de Meio Termo

Clique aqui para conferir a ordem das apresentações.

 

Coordenadores de programas de pós-graduação da UFG

Mediação: Prof. Felipe Terra Martins (UFG)

Prof. Wilson José Flores Júnior (UFG)

15h30

Coffee break

 

17h

Cerimônia de Encerramento

 

Prof. Felipe Terra Martins (UFG)

Prof. Wilson José Flores Júnior (UFG)

Dra. Larissa Matuda Macedo (UFG)

Prof. Cleidinaldo de Jesus Barbosa (UFG)

 

Palestrantes

Palestrantes Currículo*
Célia Maria de Almeida Soares

Possui graduação em Biologia pela Universidade de São Paulo (1973), mestrado em Biologia pelo Instituto de Ciências Biológicas - UFG (1984) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989). Possui pós doutorado pela Universidade de Cincinnati, Divisão de Doenças Infecciosas, em 1997. Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Goiás, atuando nas áreas de Bioquímica e Biologia Molecular. Possui colaboração no exterior- University of Cincinnati, tendo também colaborado em projetos específicos com outros grupos do exterior, como Universidade de Milão e Instituto Venezoelano de Investigaciones Científicas, Yeshiva University. No Brasil tem colaboração com vários grupos da Universidade de Brasília, do Centro de Biotecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, da Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, do Instituto Oswaldo Cruz- Rio de Janeiro, da Universidade Federal de Minas Gerais, da Universidade Federal do Mato Grosso. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Biologia Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: Paracoccidioides brasiliensis, com ênfase nos aspectos moleculares da interação patógeno-hospedeiro e em genômica, sendo integrante da Rede Nacional do Genoma Brasileiro e da Rede Genômica Centro-Oeste. Atualmente desenvolve também projetos na área de proteômica coordenando projetos da área financiados pela FINEP e CNPq. Coordenadora das Redes Temáticas: Bioprospecção de alvos em patógenos humanos e de novos produtos biotecnológicos com foco na fauna e flora do cerrado e Patogenias e fungos de interesse biotecnológico: Uma abordagem multidisciplinar na Rede Pro-Centro Oeste de Pesquisa e Pós graduação.

Cleidinaldo de Jesus Barbosa

Graduado em Economia (2005), Mestrado em Agronegócios pela Universidade Federal de Goiás (2008) e Doutorado em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Goiás (2015). Atualmente é professor de cursos da graduação e Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás.

Daniela de Melo e Silva

Possui graduação em Biomedicina, pela PUCGO (1997), mestrado em Genética pela Universidade Federal de Goiás (2000) e doutorado em Biologia Animal, pela Universidade de Brasília (2006). Atualmente é professora associada da UFG, bolsista de produtividade nível 1 C, membro do Comitê de Assessoramento da área de Ciências Ambientais, do CNPq e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, da UFG. Tem experiência na área de mutagênese ambiental, principalmente nos seguintes temas: avaliação do impacto de agrotóxicos na saúde humana e animal; ensaios de mutagenicidade e genotoxicidade, risco associado à exposição a diversos estressores ambientais e impactos em organismos não alvo.

Felipe Terra Martins

Doutor em Física Biomolecular pela Universidade de São Paulo (2010), possui mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Alfenas (2008), graduação em Farmácia - Bioquímica pela mesma instituição (2006). Atualmente é Pró-Reitor de Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás (UFG) (Gestão 2022-2025). Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química da UFG (2019-2021), quando o programa passou de nota 4 para 6 na avaliação da CAPES. Tem experiência nas áreas de Química, Física e Farmácia, com ênfase em Materiais, Fármacos e Medicamentos, atuando principalmente nos seguintes temas: polimorfismo de sólidos farmacêuticos, cristalografia, desenvolvimento de novos materiais com propriedades óticas aperfeiçoadas e determinação estrutural de pequenas moléculas por difração de raios X por monocristal. Líder de artigos de autoria apenas de brasileiros publicados em JACS (estampado na capa do oitavo fascículo de 2019) e em ChemComm (2020).

Larissa Matuda Macedo

Graduação em Farmácia, mestrado e doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás (2018). Atualmente, é Diretora Geral de Pós-graduação Lato Sensu da Pró-Reitoria de Pós-graduação da UFG. É membro da Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação (CPPG-CEPEC-UFG), Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA/UFG), do Comitê de Integridade Acadêmica (CIA-UFG), do Grupo de Trabalho para Retorno às Atividades Presenciais - Subgrupo Saúde (GT Saúde-UFG), e da Comissão Própria de Avaliação Institucional (CPA-UFG). Possui experiência em fisiologia cardiovascular, biologia celular e molecular, e diagnóstico molecular de Covid-19. Atua nas áreas de bioengenharia e farmacologia celular, com ênfase em peptídeos bioativos e células-tronco mesenquimais. É revisora dos periódicos: Applied In Vitro Toxicology e Stem Cell Research and Therapy.

Liana Jayme Borges

Possui graduação em nutrição (2004) pela Universidade Federal de Goiás (UFG), mestrado (2006) e doutorado (2010) em Medicina Tropical pela UFG. Entre 2018 e 2022 atuou como Coordenadora de Ações de Extensão na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFG. Atualmente é professora associado 3, membro da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e membro da equipe de gestão do Cecane UFG. Tem experiência na área de extensão universitária e em Nutrição, atuando principalmente nos seguintes temas: alimentação escolar, controle de qualidade e microbiologia de alimentos.

Manoela dos Anjos Afonso Rodrigues

Visiting fellow at GSAS/Faculty of Arts and Sciences - Harvard University (2022); PhD em Artes pelo Chelsea College of Arts, University of the Arts London - CCW/UAL (2017); Mestre em Cultura Visual pela Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás - FAV/UFG (2008); Pós-graduação lato sensu em Psicologia Analítica com ênfase em Mitologia, Contos e Arte - Instituto Freedom (2022). Graduada em Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas pela Faculdade de Artes do Paraná - FAP/PR (2000) onde também obteve a Especialização em Fundamentos do Ensino da Arte (2003). Professora Adjunta Classe C Nível 4 da Faculdade de Artes Visuais (FAV) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Coordenadora dos Trabalhos de Conclusão de Curso e professora do curso Artes Visuais Bacharelado, onde orienta pesquisas de Iniciação Científica e TCCs na área Artes, subárea Artes Visuais, com ênfase em pesquisas que estabeleçam relações entre o fazer artístico e o campo dos estudos auto/biográficos. É Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual (PPGACV), vinculada à Linha de Pesquisa (B) Poéticas Artísticas e Processos de Criação, onde orienta pesquisas em nível de Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado com ênfase em Pesquisa Autobiográfica em Arte.

Nara Aline Costa

Graduou-se em Nutrição pela Universidade de Marília (2009), concluiu Especialização em Nutrição Clínica Hospitalar pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) (2012), Mestrado (2014) e Doutorado (2016) em Fisiopatologia em Clínica Médica pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Atualmente é Professora Adjunta na Faculdade de Nutrição e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Saúde (gestão 2021-2025) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Integrante dos grupos de pesquisa "CAMELIA - Grupo de Estudos de Condições Associadas à Musculatura Esquelética na Longevidade e em Injúrias Agudas ou crônicas", da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e "Aspectos Nutricionais na Doença Renal Crônica (GPAN-DRC)" vinculado a UFG. Áreas de pesquisa em biomarcadores, fragilidade e capacidade funcional em condições agudas e crônicas de inflamação.

Paulo Jorge Parreira dos Santos Concluiu doutorado em Oceanografia em 1995 pela Université de Bordeaux I (França). Professor Titular do Departamento de Zoologia da Universidade Federal de Pernambuco desde 2017. Foi Diretor de Pesquisa da UFPE (2015-2019). Foi Coordenador da Área de Biodiversidade (2013-2022) e de 2015 a 2022 foi membro titular do CTC-ES. É atualmente Diretor de Avaliação da CAPES. Tem experiência nos seguintes temas: meio- e macrobentos, Copepoda Harpacticoida, ecologia de manguezais, de recife, de praias arenosas e de mar profundo, monitoramento ambiental, efeitos de impactos antrópicos e mudanças climáticas na biodiversidade. Atua como revisor ad-hoc de periódicos nacionais e internacionais e para diversos órgãos de fomento.
Paulo Henrique Cirino Araujo

Economista pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), mestre e doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Desde 2017, atua como Professor Adjunto da Universidade Federal de Goiás (UFG). Atuou como Vice-Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) e, atualmente, é Diretor de Estudos Estratégicos da Secretaria de Avaliação, Planejamento e Informações Institucionais. Desde 2017, atua como membro da Comissão Própria de Avaliação da UFG e, nesta gestão, exerce a sua presidência. Em termos de pesquisa, desde 2017, atuou como pesquisador do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e, atualmente, desempenha pesquisas junto ao Projeto Simapes do Ministério da Saúde. Apresenta experiência na área de Econometria, Estatística e demais Métodos Quantitativos, com interesse voltado para as áreas de Economia da Educação e Economia do Trabalho. Orienta e investiga temáticas relacionadas ao contexto educacional do país, suas interfaces com o mercado de trabalho e as políticas públicas relacionadas.

Renata Dutra Braga

É professora adjunta do Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás (UFG). É mestre e doutora em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da UFG, pós-graduada em Informática em Saúde pela Universidade Federal de São Paulo e em Qualidade e Gestão de Software pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Concluiu o Bacharelado em Sistemas de Informação pela Universidade Evangélica de Anápolis. É Coordenadora da Especialização em Saúde Digital e membro da Comissão de Governança da Informação em Saúde da UFG. Tem interesse em modelagem de processo de negócio, requisitos, análise de sistemas orientada a objetos, gerência de projetos de software ágil e padrões de interoperabilidade em saúde.

Sebastião Benício da Costa Neto

Professor Adjunto II, orientador de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). Psicólogo hospitalar da Universidade Federal de Goiás com atividades no Hospital das Clínicas/EBSERH. Líder do Grupo de Pesquisa Clínica, Subjetividades e Saúde - CSUS. Colaborador/Orientador de Doutorado em Psicologia na Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales de Buenos Aires. Membro da Comissão de Ética em Pesquisa da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP), no período de 2006 a 2008. Membro de Grupos de Trabalho da ANPEPP desde 2006. Possui graduação, Licenciatura e Bacharelado em Psicologia pela PUC Goiás - antes Universidade Católica de Goiás (1988), especialização em psicologia hospitalar (CEPAN/Goiânia, 1988), mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1994), doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2002 - Estágio doutoral no Hospital Universitário Gregório Marañon/Unidade Oncológica Príncipe de Astúrias - MADRID), pós-doutorado (1) em psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006), com trabalho na área de Editoração de Revista Científica em Psicologia e pós-doutorado (2) pela Escola de Psicologia da Universidade do Minho/Braga/Portugal (2018), com trabalho na área da educação e colaboração interprofissional em saúde. Foi Coordenador do Serviço de Psicologia da Fundação Leide das Neves Ferreira, trabalhando com radioacidentados pelo Césio-137, em Goiânia (1989-1991). É Ex-Chefe da Seção de Psicologia do HC/UFG, Ex-Coordenador dos Serviços Multiprofissionais de Saúde do HC/UFG; Ex-Coordenador Geral dos Programas de Residência Multiprofissional e em Área Profissional do Hospital das Clínicas da UFG (2013-2015), Ex-Coordenador (2014 a 2016; 2019 a 2021) da Comissão de Residência Multiprofissional em Área da Saúde da Universidade Federal de Goiás (COREMU UFG); Ex-Coordenador em exercício da COREMU UFG (Fevereiro de 2021); Vice-Coordenador da COREMU UFG (2021 a 2022); Coordenador da COREMU/UFG (2022 a 2023); Tutor de Área do Programa de Residência Multiprofissional em Hematologia e Hemoterapia do HC/UFG-EBSERH (2023 - atual).

Sybelle Barreira

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras (1996), mestrado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras (1999), doutorado em Recursos Florestais pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/USP (2005) e pós-doutorado pela Universidade de Lisboa/Portugal, ISA/CEF, no grupo ForChange. É docente associada IV da Universidade Federal de Goiás - Campus Samambaia, ministrando aulas para o curso de engenharia florestal e docente permanente do programa de pós-graduação em Agronegócio. É líder do Grupo de Pesquisa Cerrado do CNPq. Na pesquisa, no âmbito da pós-graduação, tem atuado com ocupação do Cerrado, tanto por vegetacão nativa ou plantios comercias e suas interfaces com legislação ambiental e em grande parte com uso de ferramentas de sensoriamento remoto; com dinâmica de florestas com avaliações e análises em parcelas permanentes e pesquisas relacionadas à restauração ecológica voltadas para aspectos teóricos, legais, econômicos e de planejamento.

Wagner Bandeira Nascido em Teresópolis-RJ, possui graduação em Desenho Industrial pela Esdi.UERJ (2000), mestrado em Design pela PUC.RJ (2006) e doutorado em Arte e Cultura Visual pela UFG (2017). Atualmente é professor adjunto no Curso de Design Gráfico da Universidade Federal de Goiás e Diretor do Centro Integrado de Aprendizagem em Rede (CIAR.UFG) além de integrar a equipe de pesquisadores do Laboratório de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento de Mídias Interativas (Media Lab. UFG) e também atuar como Professor e pesquisador no Programa de Pós-graduação em Performances Culturais. Pesquisa e atua na área de Desenho Industrial, com ênfase em Programação Visual, se destacando principalmente nos seguintes temas: design de interface, design de experiência do usuário, design editorial, design acessível, tipografia, design para EaD, identidade visual e semiótica.
Wilson José Flores Junior 

Doutor em Teoria da Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em Ciências Sociais também pela USP. É professor de Teoria da Literatura na Universidade Federal de Goiás (UFG), onde atua na graduação e na pós-graduação. É professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Literatura (POSLIT) da Universidade de Brasília (UnB). Realizou estágio pós-doutoral sobre a ensaística de Siegfried Kracauer na Universidad de Buenos Aires (UBA/Argentina), sob supervisão de Miguel Vedda (2020). É líder, no Diretório do CNPq, do Grupo Literatura, ensaísmo e materialismo dialético. É Pró-Reitor Adjunto de Pós-Graduação e Diretor Geral dos Pós-Graduação Stricto Sensu da UFG. Foi coordenador do Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística (PPGLL) da UFG (2017-2018) e presidente da Comissão de Ética da UFG (2019). Foi editor da Revista Cerrados (ISSN: 1982-9701; 2022-2023) e da Revista Signótica, área de Estudos Literários (ISSN: 2316-3690; 2016 a 2021). Pesquisa estética marxista, crítica e ensaística de extração materialista e dialética, e temas relacionados à literatura brasileira, com destaque para o estudo do modernismo e das obras de Manuel Bandeira e Mário de Andrade. É autor dos livros "Modernização pelo avesso: impasses da representação literária em 'Os contos de Belazarte', de Mário de Andrade" (Ateliê Editorial) e "Ambivalências em Pasárgada: pensando Manuel Bandeira a partir de suas tensões" (7 Letras), bem como de artigos e ensaios publicados em periódicos e livros no Brasil e no exterior. 

* Súmulas curriculares extraídas integralmente do currículo Lattes/CNPq. 

Como participar?

Para participar das atividades previstas no evento é necessário fazer sua inscrição, pelo formulário: https://forms.gle/M3x2eEsaW1e2EhC4A.

As inscrições vão até o dia 04 de dezembro de 2023.

O evento contará com certificado de participação.

 

Localização: