Colóquio de Avaliação do Sistema de Pós-Graduação na UFG

Atualizada em 17/11/23 10:01

Sobre

O Colóquio de Avaliação do Sistema de Pós-Graduação na UFG é realizado anualmente pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação com o objetivo de discutir caminhos para fortalecer e projetar a pós na Universidade. As atividades são direcionadas para docentes, secretários, coordenadores e vice-coordenadores de programa ou curso de pós, além de diretores de unidades acadêmicas.

O evento conta com uma ampla programação composta por palestras e mesas redondas com especialistas em gestão das modalidades stricto e lato sensu, bem como personalidades de renome no âmbito científico e acadêmico. Para a quarta edição o destaque se dá pela participação da presidente da Capes, Dra. Cláudia Mansani Queda de Toledo e do presidente da comissão responsável pela elaboração do Plano Nacional de Pós-Graduação - PNPG, relativo ao decênio 2021-2030, Dr. Esper Abrão Cavalheiro

Informações Gerais

4º Colóquio de Avaliação do Sistema de Pós Graduação da UFG
Dias: 12 e 13 de dezembro de 2022.
Local: Auditório da Biblioteca Central, Campus Samambaia. 

Inscrições pelo link: https://forms.gle/fWDoMdLmmgeXyc9A8, até o dia 9 de dezembro.

 

Programação

Dia: 12/12/2022

Horário Palestra Palestrantes

 

 

 

9:30h

 

 

 

Cerimônia de Abertura.

Dra. Angelita Pereira de Lima (UFG)

Dr. Jesiel Freitas Carvalho (UFG)

Dr. Felipe Terra Martins (UFG)

Dr. Wilson José Flores Junior (UFG)

Dra. Larissa Matuda Macedo (UFG)

10h

Desafios da Pós-Graduação na contemporaneidade.

Dr. Esper Abrão Cavalheiro (UNIFESP)

Mediação: Dr. Felipe Terra Martins (UFG)

 

14:30h

 

Decisões estratégicas para a qualificação dos programas de pós-graduação: melhorando conceitos de um quadriênio para o outro.

Dr. Edson Fernando Dalmonte (UFBA)

Dra. Márcia Zebina Araújo da Silva (UFG)

Mediação: Dr. Felipe Terra Martins (UFG) e Dr. Wilson José Flores Junior (UFG)

 

Dia: 13/12/2022

Horário Palestra Palestrantes

08:30h às 10h

O uso de dados na gestão da Pós-Graduação na UFG.

Dr. Felipe Terra Martins (UFG)

Dr. Leandro Luis Galdino de Oliveira (UFG)

Dr. Saulo de Oliveira Pinto Coelho (UFG)

Mediação: Dr. Wilson José Flores Junior (UFG)

 

10:30h às 12:30h

 

O uso da comunicação como ferramenta estratégica em programas e cursos de PG da UFG.

Ms. Luiz Felipe Fernandes Neves (IOC/Fiocruz/RJ)

Dr. Ricardo Limongi França Coelho (UFG)

Dra. Marina Roriz Rizzo Lousa da Cunha (UFG)

Mediação: Dra. Larissa Matuda Macedo (UFG)

14:30h

Perspectivas para a Gestão da Pós-Graduação nos próximos anos.

Dra. Cláudia Mansani Queda de Toledo (CAPES)

Mediação: Dr. Felipe Terra Martins (UFG)

17h

Cerimônia de Encerramento.

Dr. Felipe Terra Martins (UFG)

Dr. Wilson José Flores Junior (UFG)

Dra. Larissa Matuda Macedo (UFG)

 

Palestrantes

Palestrantes Currículo*
Cláudia Mansani Queda de Toledo

Possui Mestrado em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Doutora em Direito Constitucional na linha de pesquisa Sistema Constitucional de Garantia de Direitos pela Instituição Toledo de Ensino, Bauru/SP (2012). É professora de Direito Constitucional, na área de Direitos Fundamentais, com ênfase em Direito à Educação. leciona Direitos Humanos e de Metodologia da Pesquisa Científica e Metodologia do Ensino Superior no Programa mencionado, do qual foi Coordenadora Científica até abril de 2021 e Reitora do Centro Universitário de Bauru também até abril de 2021. Coordenadora do Grupo de Pesquisa: Direito Constitucional Contemporâneo que aborda temas como a natureza contramajoritária das competências constitucionais do STF, Ideologia e Ciência, dentre outros. Autora do livro Educação: uma nova perspectiva para o Estado Democrático de Direito e também do livro Ensino Jurídico no Brasil e o Estado Democrático de Direito. Advogada com atuação nos Tribunais Superiores: superior tribunal de Justiça e Supremo Tribunal Federal, no momento licenciada para o exercício de função pública. É Presidente da CAPES, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior desde abril de 2021.

Esper Abrão Cavalheiro

Professor titular do departamento de neurologia e neurocirurgia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências, da International League Against Epilepsy, do International Bureau of Epilepsy. Foi presidente do CNPq e secretário de Políticas e Programas de Ciência e Tecnologia do Ministério de Ciência e Tecnologia. Foi presidente do Fórum de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Neurologia e Neurociência da UNIFESP e vice-presidente da Academia de Ciências do Estado de São Paulo. Desenvolve pesquisas em neurociências com foco nos mecanismos subjacentes aos principais distúrbios neurológicos, área em que publicou mais de 420 artigos em periódicos especializados. Possui 20 capítulos de livros e 5 livros publicados. Orientou 32 dissertações de mestrado e 35 teses de doutorado nas áreas de medicina e fisiologia. Recebeu 8 prêmios e/ou homenagens, entre os quais destacam-se a Grã-cruz da Ordem do Mérito Científico Nacional e o título de Comendador da Ordem do Rio Branco. Atuou como assessor do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos em Ciência Tecnologia e Inovação onde liderou estudos de prospecção estratégica em várias áreas do conhecimento. Entre 2010 e 2015 foi presidente do Conselho Científico do Instituto Apae de São Paulo. Em 2013 assumiu a Pró-Reitoria de Planejamento da UNIFESP, cargo que exerceu até abril de 2017. É membro do Conselho de Administração do CNPEM e membro do Conselho Superior da Fundação Péter Murányi. Assumiu a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFESP em maio 2017. Após sua aposentadoria na UNIFESP (setembro de 2018), trabalhou como pesquisador do CNPEM entre novembro de 2018 até março de 2020. Em agosto de 2020, recebeu o título de professor emérito da escola paulista de medicina / UNIFESP, onde atua como professor sênior.

  Edson Fernando Dalmonte

Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (2000), mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2002) e doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (2008). É professor Associado III da Faculdade de Comunicação e do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Webjornalismo, Contrato de comunicação, Teorias da comunicação, Análise do discurso e Comunicação e Ética. É organizador de "Teoria e prática da crítica midiática" (EDUFBA, 2013), co-organizador de "Comunicação e pesquisa: região, mercado e sociedade digital" (EDUFBA, 2007) e autor dos livros "Mídia: fonte e palanque do pensamento culturalista de Gilberto Freyre" e "Pensar o discurso no webjornalismo: temporalidade, paratexto e comunidades de experiência", ambos pela EDUFBA, 2009. Foi coordenador do PósCom/UFBA (biênios 2011-2013 e 2013-2015). Foi Presidente da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação - COMPÓS (2015-2017). Bolsista produtividade em Pesquisa do CNPq. É Coordenador da Área Comunicação e Informação (CAPES) e membro do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES).

Felipe Terra Martins

Líder de artigos de autoria apenas de brasileiros publicados em JACS (estampado na capa do oitavo fascículo de 2019) e em ChemComm (2020), doutor em Física Biomolecular pela Universidade de São Paulo (2010), possui mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Alfenas (2008), graduação em Farmácia - Bioquímica pela mesma instituição (2006), onde também se graduou em Ciências Biológicas - Licenciatura (2005) e em Ciências Biológicas - Bacharelado (2005). Atualmente é Pró-Reitor de Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás (UFG) (Gestão 2022-2025). Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química da UFG (2019-2021), tendo sido também Vice-Coordenador (2018-2019). Tem experiência nas áreas de Química, Física e Farmácia, com ênfase em Materiais, Fármacos e Medicamentos e em Fitoquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: polimorfismo de sólidos farmacêuticos, cristalografia, desenvolvimento de novos materiais com propriedades óticas aperfeiçoadas, determinação estrutural de pequenas moléculas por difração de raios X por monocristal, difração de raios X por material policristalino, espectroscopia vibracional no infravermelho e Raman, calorimetria exploratória diferencial e termogravimetria, cromatografia líquida de alta eficiência, cromatografia gasosa e cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas.

Leandro Luís Galdino de Oliveira

Possui Graduação em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Goiás (1998), Mestrado em Engenharia Elétrica e de Computação pela Universidade Federal de Goiás (2000) e Doutorado em Medicina Tropical pela Universidade Federal de Goiás (2007). Atualmente, é Professor Associado I do Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás (INF-UFG) e Secretário de Tecnologia e Informação da UFG. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas Inteligentes, Processamento de Imagens, Visão por Computador, Análise de Imagens Médicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Visão por computador aplicada a imagens médicas, Epidemiologia, imagens Biomedicina e Sistemas Especialistas.

Luiz Felipe Fernandes Neves

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz/RJ), na linha de pesquisa Divulgação, Popularização e Jornalismo Científico. Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Goiás (UFG) na linha de pesquisa Mídia e Cultura. Graduado em Comunicação Social/Jornalismo, com especialização em Assessoria de Comunicação e Marketing. Trabalha como jornalista concursado na Secretaria de Comunicação da UFG, aliando as pesquisas acadêmicas à prática profissional nos seguintes temas: comunicação organizacional, divulgação científica e redes sociais digitais. Atuou por sete anos como repórter da TV Record, passando pelas redações da emissora em Goiânia, São Paulo e Brasília, e como repórter de rede em Campo Grande. Foi produtor da TV Anhanguera (afiliada da Rede Globo em Goiás). Também possui experiência em redações de jornais goianos como repórter e editor das áreas de Economia, Cidades e Educação, além de ter atuado como assessor de imprensa em órgãos públicos e empresas particulares.

Márcia Zebina Araújo da Silva

Professora Associada na Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Goiás. Coordenadora Adjunta da Área de Filosofia na Capes (2018-2022). Coordenadora do GT Hegel da Anpof (Mandato 2018-2021). Graduação em Filosofia - Licenciatura - pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), graduação em Filosofia - Bacharelado - pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995) e doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (2006), com estágio de doutorado sandwich no Hegel-Archiv da Ruhr-Universität Bochum, sob a orientação do Prof. Dr. Walter Jaeschke. Membro da diretoria da Sociedade Hegel Brasileira (SHB) no período de 2009-2013. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFG (2013-2016). Experiência na área de Filosofia, com ênfase em Idealismo Alemão, Ética, Estética e Metafísica, desenvolve pesquisas nos seguintes autores e temas: Kant e Hegel; Vida, Teleologia, Liberdade, História, Direito e Estética.

Marina Roriz Rizzo Lousa da Cunha

Doutora em Sociologia, Mestre em Sociologia. Especialista em Marketing. Graduada em Publicidade e Propaganda. Atualmente é professora Adjunta na Universidade Federal de Goiás, no curso de Publicidade e Propaganda. Responsável pela Coordenação de Comunicação da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFG. Foco de atuação na área de Inteligência Competitiva e Planejamento Estratégico.

Ricardo Limongi França Coelho

Doutor em Administração na linha de Estratégias de Marketing pela EAESP/FGV, com estágio doutoral na Cornell University sob supervisão de Vithala Rao. Pós doutorado em Economia Comportamental aplicada ao Marketing pela UnB e Pós doutorado em Machine Learning aplicado ao Marketing pela UFRGS. Professor Adjunto III na Universidade Federal de Goiás (UFG). Professor Permanente, e coordenador no biênio (2020-2022), do Programa de Pós Graduação em Administração. Coordenador do MBA em Marketing Estratégico. Professor Visitante e coordenador do projeto interinstitucional de colaboração na Universidade Santiago do Chile (USACH). Foi líder de tema no Egepe 2019 e Emprad 2021e lidera tema de pesquisa na Divisão de Marketing desde 2019 na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD). Possui formação complementar em Estatística Espacial, Data Science e Machine Learning. Suas pesquisas já foram, indicadas e/ou premiadas, pela base de dados internacional Emerald (2015/2017) e eventos científicos como SEMEAD (2013) e EMA (2014/2018). Teve projetos aprovados em Editais Científicos pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG) e CNPQ. Seus temas de interesse são: Desempenho Aplicado ao Marketing, nível empresa ou consumidor; Marketing Analytics e Machine Learning. Coordena o ADMKT - Laboratório de Pesquisa em Marketing e Data Analytics (https://admkt.face.ufg.br), certificado pelo CNPq, desde o ano de 2012.

Saulo de Oliveira Pinto Coelho

Possui doutorado, mestrado e graduação em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. Realizou Pós-Doutorado como bolsista CAPES, na área de Teoria do Direito, junto à Universitat de Barcelona - Espanha. É professor efetivo da Universidade Federal de Goiás (UFG), onde atualmente é Vice-Diretor da Faculdade de Direito (FD-UFG), bem como ex-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito e Políticas Públicas (PPGDP-UFG). Foi Chefe do Departamento de Formação Jurídica Básica e Complementar da FD-UFG, bem como Coordenador de Pesquisa da FD-UFG. Também é professor do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos da UFG e professor do Programa de Pós-Graduação Profissional em Direito e Desenvolvimento da UFPA. Atua como pesquisador e professor visitante da Unversitat de Barcelona.Tem experiência nas áreas de Teoria do Direito e de Direito Público, com ênfase em Hermenêutica Jurídica; Teoria dos Direitos Humanos e Fundamentais; Teoria do Direito Público; e Regulação e Controle de Políticas Públicas; Regulação do Desenvolvimento. É autor de diversos artigos, livros e capítulos de livros.

* Súmulas curriculares extraídas integralmente do currículo Lattes/CNPq. 

Como participar?


Para participar das atividades previstas no evento é necessário fazer sua inscrição, pelo formulário: https://forms.gle/fWDoMdLmmgeXyc9A8

As inscrições vão até o dia 9 de dezembro.

O evento contará com certificado de participação.