6º Colóquio de Avaliação do Sistema de Pós-Graduação na UFG

Atualizada em 23/10/24 11:36

Sobre

O 6º Colóquio de Avaliação do Sistema de Pós-Graduação na UFG é realizado anualmente pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação com o objetivo de discutir caminhos para fortalecer a pós na Universidade, por meio da avaliação e do planejamento das iniciativas formativas. As atividades são direcionadas para docentes, discentes, secretários(as), coordenadores(as) e vice-coordenadores(as) de programas de pós-graduação (mestrado e doutorado), de residências profissionais e de cursos de especialização, além de diretores(as) de unidades acadêmicas, unidades acadêmicas especiais e órgãos da UFG.

O evento conta com uma ampla programação composta por palestras e mesas redondas com especialistas em gestão das modalidades stricto e lato sensu, bem como personalidades de renome no âmbito científico e acadêmico. Para proferir conferência magna na sexta edição, temos a participação do Diretor de Avaliação da CAPES, Prof. Dr. Antônio Gomes de Souza Filho.

Informações Gerais

Dias: 25 e 26 de novembro de 2024.

Locais:

  • 25/11/2024 - Auditório da Biblioteca Central
  • 26/11/2024 - Auditório da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI).

A inscrição deve ser realizada até o dia 22 de novembro de 2024, clicando aqui.

 

Programação oficial

Dia: 25/11/2024

Horário Programação Palestrantes
8:30h Coffee break

 

9:00h - 9h30min Cerimônia de Abertura

Reitora Angelita Pereira de Lima (UFG)

Pró-Reitor de Pós-Graduação da UFG
Prof. Felipe Terra Martins (UFG)

Pró-Reitor Adjunto de Pós-Graduação da UFG
Prof. Wilson José Flores Júnior (UFG)

Diretora Geral de Pós-Graduação Lato Sensu
Dra. Larissa Matuda Macedo (UFG)

Diretor Escola de Pós
Prof. Cleidinaldo de Jesus Barbosa (UFG)

9h30min - 10h30min Funcionalidades do Experta-PG para a gestão dos PPGs, apoiando o processo de avaliação do atual quadriênio

Marcos Luiz Marchezan, CEO da Stela TEK

Mediação: Prof. Wilson José Flores Júnior 

10h30min - 11:00h

Coffee break

 

11:00h - 12:00h

Planejamento Estratégico dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu 

Secretaria de Planejamento, Avaliação e Informações Institucionais (SECPLAN/UFG)

Dra. Maria Tereza Tomé de Godoy e Prof. Vicente da Rocha Soares Ferreira

e

 Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG/UFG)

Prof. Felipe Terra Martins

Prof. Wilson José Flores Júnior

14:00h - 15h30min

Perspectivas para a avaliação quadrienal 2021-2024.

Diretor de Avaliação da CAPES

Prof. Antônio Gomes de Souza Filho

Mediação: Prof. Felipe Terra Martins

15h30min - 16:00h

Coffee break

 

16:00h 

Elaboração do Relatório da Quadrienal

Comissão de Acompanhamento dos Programas Stricto Sensu

 

Dia: 26/11/2024

Horário Programação Palestrantes 
8h30min Coffee break  
9:00h - 12:00h Oficina - Planejamento Estratégico dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu

Secretaria de Planejamento, Avaliação e Informações Institucionais (SECPLAN/UFG) e Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG/UFG)

14:00h - 15h30min

Avaliação Institucional dos cursos Lato Sensu

Secretaria de Planejamento, Avaliação e Informações Institucionais (SECPLAN/UFG)

Prof. Paulo Henrique Cirino Araújo (UFG)

Profa. Liana Jayme Borges (UFG)

15h30 min - 16:00h

Coffee break  

16h -17h

Escola de Pós UFG

Diretor
Prof. Cleidinaldo de Jesus Barbosa (UFG)

Diretor Adjunto
Prof. Daniel Alves Rosa (UFG)

17h - 17h30min

Cerimônia de encerramento Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG/UFG)

 

Palestrantes

Palestrantes Currículo*
Antônio Gomes de Souza Filho Concluiu o Doutorado em Física pela Universidade Federal do Ceara em 2001 com a realização de estágio sanduíche no MIT-EUA durante o ano de 2000. Atualmente é Prof. Titular do Departamento de Física da UFC, já atuou como pesquisador visitante da UNICAMP (2009-2010). Publicou 260 artigos em periódicos internacionais especializados. É autor e co-autor de sete artigos de revisão convidados e cinco capítulos de livros (springer-verlag). É co-autor do livro "Solid State Properties From Bulk to Nano" publicado pela Springer-Verlag em 2018. Orientou 9 dissertações de mestrado e co-orientou 3. Orientou 11 Teses de Doutorado e co-orientou 5. Supervisionou 10 PósDoutorado e é Bolsista de produtividade do CNPq, nível 1A. Participou de projetos de colaboração internacional com as Universidades de Tohoku (Japão), MIT (EUA), na Universidade de Lyon-1 (França). Ministrou várias palestras e seminários convidadas no Brasil e no exterior, organizou eventos nacionais e internacionais e participou de vários comitês científicos de eventos internacionais consolidados. É consultor de várias agências de fomento e árbitro regular de várias revistas científicas. Foi agraciado em 2009 com o prêmio Somiya Award da International Union of Materials Reserach Societies 2009 for the collaborative work on Carbon nanostructured materials. Foi Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará de 2016 a 2019 e tesoureiro da sociedade brasileira de física de 2017-2019. Foi Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências no período de 2001-2015 e ingressou como Membro titular da Academia Brasileira de Ciências em 2018. Recebeu em 2018, da Presidência da República do Brasil, a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico - Classe Comendador. Foi membro do conselho da Sociedade Brasileira de Física (2019-2021) e Membro do Conselho Consultivo da Academia Brasileira de Ciências (2019-2021). Atuou como Cientista Chefe da Fundação Cearense para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) do Estado do Ceará no Período de 2019 a 2022. Em 2024 foi eleito fellow da The World Academy of Science (TWAS-Unesco). Atuou como Coordenador da área de Astronomia/Física na CAPES pelo período de Dezembro/2022 a Março/2024 e integrou o Conselho Técnico Científico (CTC) da CAPES como membro titular de Fevereiro/2023 a Março/2024. Foi nomeado Diretor de Avaliação da CAPES em abril de 2024. Atua na área de física da matéria condensada com ênfase em nanociência e nanotecnologia.

Cleidinaldo de Jesus Barbosa

Graduado em Economia (2005), Mestrado em Agronegócios pela Universidade Federal de Goiás (2008) e Doutorado em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Goiás (2015). Atualmente é professor de cursos da graduação e Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás.

Daniel Alves Rosa

Possui Mestrado em Psicobiologia e Doutorado em Fisiologia pela Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP-EPM. Realizou estágio sanduiche no "The Neurological Sciences Institute (NSI), Oregon Health and Sciences University, Beaverton, OR USA" sob supervisão do Prof. Shaun Morrison, Phd. Atualmente é professor associado nível III do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal de Goiás - UFG. Coordenador da Rede Goiana de Pesquisa em Hipertensão Arterial Experimental credenciada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG). Foi orientador pelos programas de Pós-graduação em Ciências Biológicas (PPGCB/UFG) e Multicêntrico de Ciências Fisiológicas associada UFG (PMPGCF/UFG). É membro participante do BRISA (Brazilian Reproducibility Initiative in preclinical Systematic review and meta-Analysis), uma rede brasileira de pesquisadores que oferece treinamento e fomenta o desenvolvimento de revisões sistemáticas e meta-análises colaborativas em ciência biomédica básica. Possui experiência em fisiologia, com ênfase em fisiologia cardiovascular, atuando principalmente nos seguintes temas: Controle neural da circulação, desalinhamento dos ritmos circadianos e respostas cardiometabólicas. Também possui publicações científicas sobre Dependência de Exercícios Físico.

Felipe Terra Martins

Doutor em Física Biomolecular pela Universidade de São Paulo (2010), possui mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Alfenas (2008), graduação em Farmácia - Bioquímica pela mesma instituição (2006). Atualmente é Pró-Reitor de Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás (UFG) (Gestão 2022-2025). Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química da UFG (2019-2021), quando o programa passou de nota 4 para 6 na avaliação da CAPES. Tem experiência nas áreas de Química, Física e Farmácia, com ênfase em Materiais, Fármacos e Medicamentos, atuando principalmente nos seguintes temas: polimorfismo de sólidos farmacêuticos, cristalografia, desenvolvimento de novos materiais com propriedades óticas aperfeiçoadas e determinação estrutural de pequenas moléculas por difração de raios X por monocristal. Líder de artigos de autoria apenas de brasileiros publicados em JACS (estampado na capa do oitavo fascículo de 2019) e em ChemComm (2020).

Larissa Matuda Macedo

Graduação em Farmácia, mestrado e doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás (2018). Atualmente, é Diretora Geral de Pós-graduação Lato Sensu da Pró-Reitoria de Pós-graduação da UFG. É membro da Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação (CPPG-CEPEC-UFG), Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA/UFG), do Comitê de Integridade Acadêmica (CIA-UFG), do Grupo de Trabalho para Retorno às Atividades Presenciais - Subgrupo Saúde (GT Saúde-UFG), e da Comissão Própria de Avaliação Institucional (CPA-UFG). Possui experiência em fisiologia cardiovascular, biologia celular e molecular, e diagnóstico molecular de Covid-19. Atua nas áreas de bioengenharia e farmacologia celular, com ênfase em peptídeos bioativos e células-tronco mesenquimais. É revisora dos periódicos: Applied In Vitro Toxicology e Stem Cell Research and Therapy.

Liana Jayme Borges

Possui graduação em nutrição (2004) pela Universidade Federal de Goiás (UFG), mestrado (2006) e doutorado (2010) em Medicina Tropical pela UFG. Entre 2018 e 2022 atuou como Coordenadora de Ações de Extensão na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFG. Atualmente é professora associado 3, membro da Comissão Própria de Avaliação (CPA) desde 2013 e membro da equipe de gestão do Cecane UFG desde 2018. Tem experiência na área de extensão universitária e em Nutrição, atuando principalmente nos seguintes temas: alimentação escolar, controle de qualidade e microbiologia de alimentos. 

Marcos Luiz Marchezan Possui graduação em Ciência da Computação (1996) e mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e especialização em Coaching Empresarial pela Universidade Católica de Brasília (2001). Atualmente é CEO da empresa Tekis Tecnologias Avançadas Ltda (StelaTek) e pesquisador do Instituto Stela. Tem experiência nas áreas de ciência da computação, TICs, gestão do conhecimento organizacional, gestão estratégica de informações em ciência, tecnologia e inovação e gestão de Institutos de P&D, com ênfase na pesquisa e desenvolvimento de sistemas de informação e conhecimento. Participou da pesquisa e desenvolvimento da Plataforma Lattes (lattes.cnpq.br) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico ? CNPq (1997-2004) e do Portal Inovação do Ministério de Ciência e Tecnologia ? MCT (2005-2008). É líder do projeto de P&D da Plataforma Stela Experta©, solução para apoio à gestão estratégica de informações em CT&I nas IES/ICTIs, tendo como base diversas fontes de informação, entre elas as Plataformas Lattes e Sucupira, Scopus, SCimago, WoS, entre outras. Atualmente ocupa as funções de Presidente do Sindicato das Empresas de Informática da Grande Florianópolis (SEINFLO), membro do Conselho Fiscal da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) e membro do Conselho de Deliberativo da Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES).
Maria Tereza Tomé de Godoy Doutora em Psicologia (2018), Mestre em Gestão Estratégica (2012) e Graduada em Administração (2003). Atua em pesquisa sobre gestão estratégica, liderança e competência no setor público e privado. É docente nos cursos de formação profissional, formação docente, graduação e pós-graduação.Servidora pública federal, atualmente é diretora de Planejamento na Secplan/UFG e membro da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFG. Atua como consultora em gestão estratégica e gestão de pessoas. Especialista em diagnóstico e análise organizacional; desenvolvimento e capacitação profissional. Sócia fundadora do Instituto Essenciar. Membro do Fórum de Saúde e Segurança do Trabalho (FSST-GO) do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 18 região
Paulo Henrique Cirino Araújo Economista pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), mestre e doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Desde 2017, atua como Professor Adjunto da Universidade Federal de Goiás (UFG). Atuou como Vice-Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) e, atualmente, é Diretor de Estudos Estratégicos da Secretaria de Avaliação, Planejamento e Informações Institucionais. Desde 2017, atua como membro da Comissão Própria de Avaliação da UFG e, nesta gestão, exerce a sua presidência. Em termos de pesquisa, desde 2017, atuou como pesquisador do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e, atualmente, desempenha pesquisas junto ao Projeto Simapes do Ministério da Saúde. Apresenta experiência na área de Econometria, Estatística e demais Métodos Quantitativos, com trabalhos e consultorias nas áreas de Economia da Educação e Economia do Trabalho. Desde 2022, orienta e investiga temáticas relacionadas a longevidade e seus aspectos econômicos. Apresenta interesse em estudos sobre impactos econômicos do envelhecimento da população e o desenvolvimento de políticas públicas para atender às necessidades da população idosa.
Vicente da Rocha Soares Ferreira Atualmente é professor associado dos cursos de graduação e pós-graduação em administração da FACE/UFG e Secretário de Planejamento, Avaliação e Informações Institucionais da UFG. Possui título de doutor em administração pela Universidade de Brasília - UnB e título de mestre em Administração de Organizações pela Universidade de São Paulo - USP. Tem experiência na área de administração no setor público, atuando e pesquisando principalmente os seguintes temas: Administração Pública e Políticas Públicas. É líder do Tema 06 - Organização e Gestão de Serviços Públicos da Divisão de Administração Pública da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração.
Wilson José Flores Junior 

Doutor em Teoria da Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em Ciências Sociais também pela USP. É professor de Teoria da Literatura na Universidade Federal de Goiás (UFG), onde atua na graduação e na pós-graduação. É professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Literatura (POSLIT) da Universidade de Brasília (UnB). Realizou estágio pós-doutoral sobre a ensaística de Siegfried Kracauer na Universidad de Buenos Aires (UBA/Argentina), sob supervisão de Miguel Vedda (2020). É líder, no Diretório do CNPq, do Grupo Literatura, ensaísmo e materialismo dialético. É Pró-Reitor Adjunto de Pós-Graduação e Diretor Geral dos Pós-Graduação Stricto Sensu da UFG. Foi coordenador do Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística (PPGLL) da UFG (2017-2018) e presidente da Comissão de Ética da UFG (2019). Foi editor da Revista Cerrados (ISSN: 1982-9701; 2022-2023) e da Revista Signótica, área de Estudos Literários (ISSN: 2316-3690; 2016 a 2021). Pesquisa estética marxista, crítica e ensaística de extração materialista e dialética, e temas relacionados à literatura brasileira, com destaque para o estudo do modernismo e das obras de Manuel Bandeira e Mário de Andrade. É autor dos livros "Modernização pelo avesso: impasses da representação literária em 'Os contos de Belazarte', de Mário de Andrade" (Ateliê Editorial) e "Ambivalências em Pasárgada: pensando Manuel Bandeira a partir de suas tensões" (7 Letras), bem como de artigos e ensaios publicados em periódicos e livros no Brasil e no exterior. 

* Súmulas curriculares extraídas integralmente do currículo Lattes/CNPq. 

 

Localização:

  • 25/11/2024 - Auditório da Biblioteca Central

  • 26/11/2024 - Auditório da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI).