
Novidade na Pós UFG: implementação do Cartão BB Pesquisa para otimização dos recursos PROAP/CAPES
Iniciativa facilita o uso de recursos para pesquisa na UFG
A pós-graduação na UFG promove uma nova iniciativa para otimizar a gestão e execução dos recursos destinados aos programas de pós-graduação por meio da implementação do Cartão BB Pesquisa. A proposta visa desburocratizar o uso dos recursos pelos Programas de Pós-Graduação, seguindo a Lei de Inovação, mais especificamente, o Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação de 2016 que trouxe incrementos importantes da Lei de Inovação de 2004.
A proposta permite que os recursos sejam transferidos para uma conta específica no Banco do Brasil, e em seguida serão distribuídos os cartões BB pesquisa para os 45 programas de pós-graduação acadêmicos da UFG.
O grande diferencial do Cartão BB Pesquisa é a flexibilidade e a eficiência na execução dos recursos. O coordenador poderá gerenciar melhor os recursos no cartão, que poderão ser utilizados ao longo de um ano dentro do período estipulado. De acordo com o Pró-Reitor de Pós-Graduação, Felipe Terra Martins, em entrevista ao Boa Semana UFG (17/02), a iniciativa “é algo que vai dar muito mais fluidez, eficiência, e, consequentemente, vai reverberar positivamente no desenvolvimento das pesquisas pelos nossos estudantes de mestrado e doutorado nos programas de pós-graduação”.
Os recursos do PROAP cobrem todo o custeio dos projetos de pesquisa desenvolvidos por estudantes, com exceção de investimentos em bens perenes. Entre os itens financiáveis estão a compra de reagentes e insumos para pesquisa, taxas de publicação, e a participação de estudantes e docentes em eventos acadêmicos.
O cartão será gerenciado pelos coordenadores dos Programas de Pós-Graduação (PPGs), que utilizarão os recursos conforme planejamento aprovado por uma comissão de gestão dentro de cada programa. A expectativa é que os cartões estejam disponíveis para os 45 PPGs da UFG em junho deste ano.
No momento, a UFG aguarda o parecer da Procuradoria Federal da Advocacia-Geral da União (AGU) e a aprovação de uma resolução na Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação para viabilizar o uso do cartão. Com essa iniciativa, a universidade dá um passo importante na modernização da gestão financeira da pós-graduação, garantindo mais agilidade e autonomia na execução dos recursos destinados à pesquisa acadêmica.
Clique aqui para conferir a entrevista na íntegra ao Boa Semana UFG.
Fonte: PRPG UFG