icone mapa de egressos

Mapa de Egressos: aprimore a gestão estratégica e a tomada de decisão do seu PPG

PRPG divulga tutoriais para otimizar o acompanhamento de egressos e elevar a excelência da pós na UFG

Com o objetivo de fornecer os meios para que os programas de pós-graduação da UFG sejam capazes de aperfeiçoar o desempenho no sistema de avaliação da CAPES, a PRPG divulga uma ferramenta estratégica para acompanhamento de egressos. A iniciativa considera a relevância desse ativo para a Instituição de Ensino, uma vez que as contribuições deste na sociedade refletem as experiências acumuladas durante a vivência no PPG.

O "Mapa de Egressos" é uma ferramenta fundamental para estender o relacionamento entre a Universidade e aqueles que passaram por ela. O mapa é criado por meio da plataforma Power BI, sendo possível elaborar painéis repletos de informações valiosas para o programa de forma descomplicada, dinâmica e com dados em fluxo contínuo de atualização. Gestores (as) podem visualizar questões como quantidade de egressos por ano e atuação, além de poder mapear em quais partes do mundo se encontram. O recurso permite utilizar como filtros: titulação, ano de conclusão, local, entre outros.

A ideia é que este seja um mecanismo capaz de promover a aproximação dos PPGs com seus egressos potencializando a gestão destes para propiciar decisões mais acertadas e subsídios necessários para avaliar o impacto do curso na carreira do egresso. O objetivo é que o programa adapte a ferramenta às suas necessidades e realidade, aprimorando desde a própria formação discente até o conceito do programa atribuído pela CAPES.

Todos os procedimentos para criar os dashboards podem ser encontrados no drive disponibilizado pela PRPG no seguinte endereço: Tutorial Modelo Mapa Egressos.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o seguinte e-mail: comunicacao.prpg@ufg.br.

Para mais informações sobre como utilizar a ferramenta, clique e confira a página Mapa de Egressos.

Fonte: PRPG UFG