Mapa do Egresso

Atualizada em 21/03/23 10:07

 

O que é?

O Mapa de Egressos é uma iniciativa da PRPG para auxiliar os programas de pós-graduação da Universidade a estenderem o seu vínculo com os egressos e elevarem o desempenho do PPG no sistema de avaliação da Capes.

A ferramenta foi desenvolvida por meio da plataforma Power BI, visando reunir e dar visibilidade às informações valiosas e relevantes aos programas, tais como onde se encontram os egressos, a titulação e o ano de conclusão.

Ao dar visibilidade a esses dados, a ferramenta permite, de um lado, aproximar os discentes que não mais estão vinculados ao programa, e de outro, verificar a inserção dos egressos no mercado de trabalho, as contribuições do curso à carreira profissional e o aprendizado real proporcionado. A gestão desses dados é crucial para atender aos quesitos avaliados pela Capes, na Avaliação Quadrienal, vez que o critério "impacto social" implica que os programas acompanhem seus egressos para identificarem suas ações profissionais ou acadêmicas e suas consequências.

O mecanismo objetiva, portanto, capacitar os gestores para alcançar a excelência institucional, propiciando a construção de painéis dinâmicos e constantemente atualizados, que servem para orientar as estruturas internas e satisfazer as exigências da Capes, visando a elevação dos conceitos dos programas.

 

 

Por que usar a ferramenta?

A iniciativa apresenta uma série de benefícios e otimizações à gerência dos programas de pós-graduação:

  • Identificar qual a inserção dos egressos no mercado de trabalho, seja ele acadêmico ou não;
  • Construir uma rede de conhecimentos que pode ser compartilhada, impactando no modo como a universidade é percebida socialmente; 
  • Compreender as contribuições do programa para o desenvolvimento profissional dos discentes; 
  • Adequar as estruturas internas do PPG, aprimorando a formação discente; 
  • Aperfeiçoar a gestão e o uso de ferramentas institucionais; 
  • Fornecer subsídios que permitam avaliar o impacto do curso na carreira do egresso; 
  • Estabelecer um fluxo de retroalimentação de informações e dados. possibilitando tomada de decisões mais acertadas; 
  • Elevar o desempenho do PPG nas avaliações da Capes.

 

Como fazer uso?

Todos os coordenadores e vice-coordenadores da pós-graduação stricto sensu tem acesso liberado ao drive com todos os materiais e orientações para criar seus próprios painéis. O drive inclui: carta de apresentação da ferramenta, modelo de questionário a ser utilizado para captação dos dados, modelo de planilha para onde devem ser direcionados os dados coletados.

Além disso, também há tutorial em vídeo demonstrando como criar o formulário no Google Forms, como atualizar a base de dados (Excel e Power BI) e como publicar a apresentação do Power BI no site do PPG.

Para acessar os conteúdos clique aqui

 

Precisa de mais informações?

Em caso de dúvidas entre em contato com comunicacao.prpg@ufg.br.